Carregando...

Arca de Noé – colocando todas as informações no mesmo barco

Vivemos hoje na era da informação. Ela está disponível para todos, em enorme quantidade, e em qualquer parte do mundo. Só há um porém: com esse alto volume de informações, como você acessa e lê somente o que é importante para você?

Para discutir este tema e nos dar dicas úteis quanto à organização desse mundo de informações, convidamos nosso amigo Guilherme Degasperi.

Guilherme é jornalista e vive em Dublin, na Irlanda, onde mantém-se constantemente atualizado quanto às mais novas tecnologias Web disponíveis. Ele concordou em nos ceder um pouco do seu vasto conhecimento nessa área tão importante para todos nós que vivemos nessa nova era. Aproveitem a leitura e deixem seus comentários!

A Arca de Noé

Login efetuado, disparo meu browser e dou início à varredura. Quatro contas de email, a previsão do tempo para os próximos dias, a agenda, inúmeros sites de notícias, alguns fóruns e quatro ou cinco blogs. Trata-se de uma quantidade impressionante de dados, tão impressionante que muitas vezes é maior do que nossa capacidade de assimilar e converter em informação.

Dez anos atrás, minha preocupação era outra. Munido de pouco mais do que uma coleção de enciclopédias Larousse, tirava leite de pedra para escrever cinco míseras páginas sobre determinado assunto e não raramente baseava meus trabalhos escolares em informação pouco precisa e até mesmo datada. Em tempos de Google, Wikipedia e outros tantos recursos a poucos cliques de distância, o problema é cortar e não encher linguiça.

Esse dilúvio de informação não tem precedentes em nossa história e tende a ganhar ainda mais força à medida que o acesso rápido à internet se espalha pelo mundo e o preço do armazenamento se aproxima do $0.00 de Chris Anderson. Longe de ser motivo para pânico, esse fato requer apenas que nos organizemos e façamos uso das ferramentas certas para separar o joio (e dá-lhe joio) do trigo.

A rotina que descrevi no começo do artigo, por exemplo, pode ser encarada de duas maneiras diferentes: visitando cada um dos sites, passando por diversos sign ins e sign outs, driblando banners e artigos irrelevantes e consumindo um bocado de KB desnecessários (algo crucial para quem se conecta à internet através da rede 3G); ou agregando todo o conteúdo em um mesmo lugar e acessando apenas o que for de seu interesse.

É aí que entram sites como o Netvibes e o iGoogle. Ambos funcionam como agregadores de conteúdo e são altamente customizáveis, permitindo a criação de abas para separar, por exemplo, os sites de notícias de economia dos de tecnologia. Tanto um quanto o outro são bastante intuitivos, mas o Netvibes investe no visual e no acesso à uma vasta seleção de widgets, enquanto o iGoogle aposta na simplicidade (a la Google).

Além dos widgets e sites recomendados pelos próprios agregadores, pode-se adicionar virtualmente qualquer seção de notícias, blog, galeria de fotos e até mesmo tópicos de fóruns como o Digg. Para isso, basta copiar o link para o web feed da página de seu interesse (normalmente localizado na base ou no canto inferior direito e acompanhado desse ícone) e colá-lo no seu agregador.

Dependendo de quantos feeds você adicionar, o processo de organização do conteúdo pode demorar um pouco, mas lembre-se: essa será a primeira e última vez que você terá de fazer isso. Claro, mais feeds podem ser agregados posteriormente e os já existentes podem ser movidos, deletados ou arquivados.

Ao final, sua página pessoal vai ficar mais ou menos assim e cabe a você a decisão de torná-la pública ou acessível apenas através de senha.

Tudo fica mais fácil quando se tem a ferramenta certa, já dizia um amigo. Navegar pela imensidão que a internet é hoje pode ser também mais rápido e prazeroso, depende apenas do comandante.

Salas de reunião ou mesas de trabalho? O que você deseja gerenciar?